Digite no mínimo 3 caracteres!
Falando sobre gestão - por Ivan Durand Junior

Por que contratar uma consultoria?

Gestores não contratam consultores apenas quando a empresa está com problemas

Por: Cristine Maraga
27/08/2021 18h07 - Atualizado há 2 anos
Consultoria não é custo, é investimento. Foto: Envato/Canal Ideal
Consultoria não é custo, é investimento. Foto: Envato/Canal Ideal

Durante anos eu tenho atendido e acompanhado empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos, realizando consultoria e treinamento.

Posso dizer com certo orgulho que o nível de sucesso do trabalho que realizo é muito bom, pois sempre conseguimos alcançar os resultados propostos. Para falar a verdade, nesses 20 anos de atuação como consultor, posso garantir que em apenas dois casos não obtive êxito: nos dois casos a sociedade foi desfeita e, em um deles, a empresa fechou. Em ambos essa foi a minha orientação aos sócios.

Nos outros casos, alcançar os objetivos foi um trabalho conjunto entre consultor e gestor ou gestores.

Quero deixar claro que os gestores não contratam consultores apenas quando a empresa está com problemas ou em dificuldades. Muitos contratam para alcançar objetivos que necessitam de um acompanhamento especializado ou para implementar ferramentas ou processos novos.

Em alguns casos os consultores são profissionais com formação em áreas técnicas que irão atuar em áreas muito específicas, como a área da produção, da qualidade, logística, engenharia, veterinária, tecnologia da informação, entre outras.

Na maioria dos casos os consultores atuam na gestão do negócio e também possuem formação específica, como administração de empresas, marketing, recursos humanos, psicologia, contabilidade ou finanças.

Outra coisa que vale ressaltar é que consultoria não é custo, é investimento, que por vezes só será percebido em médio ou longo prazo, mas com certeza trará resultados positivos

Entretanto, infelizmente não são todos os gestores que buscam ajuda, mantendo elevada a estatística do Sebrae sobre a mortalidade das empresas.

Veja também

Doce de leite e visão estratégica, uma Doce Mistura

Conheça o exemplo de um casal de empreendedores que criaram e aperfeiçoaram seu negócio

Falando sobre gestão: ouvir o cliente não dói

Saiba mais detalhes na coluna de Ivan Durand Junior

Falando sobre gestão: cliente que reclama tem o seu valor

Ele está dizendo que quer continuar com a parceria e está te dando a oportunidade de melhorar ou corrigir falhas

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.