Digite no mínimo 3 caracteres!
Cabelo saudável - por Rosane Moresco

Queda de cabelo: pode o coronavírus estar dentro do folículo capilar?  Estudos recentes falam sobre o assunto!

Um artigo publicado em junho traz informações sobre esse assunto

Por: Cristine Maraga
22/07/2022 17h04 - Atualizado há um ano
Queda de cabelo: pode o coronavírus estar dentro do folículo capilar?  Estudos recentes falam sobre o assunto!

Olá, já falei aqui na coluna que fiz recentemente uma formação em Terapia Capilar, que é promovida pela Associação Brasileira de Tricologia (ABT). Estudei e continuo me atualizando constantemente sobre as disfunções e patologias do couro cabeludo e haste capilar. Um dos assuntos abordados na minha formação é a queda de cabelos no pós-covid. 

A pergunta é: pode o coronavírus estar dentro do folículo capilar?  

Bem, a Dra. Aline Velasco Pucci respondeu a essa pergunta, baseada em recentes informações sobre um estudo científico publicado em junho deste ano (acesse aqui). A queda de cabelo é uma das manifestações mais frequentes da síndrome pós-covid, atingindo quase 50% dos pacientes infectados.

Apesar de não ser uma sequela exclusiva do pós-covid, essa perturbação do sistema capilar,  que ocorre também outras infecções e estados febris, podem levar à perda temporária dos cabelos.

O que se observou durante a pandemia, é que muitos dos pacientes apresentam queda capilar mais precoce do que aquela classicamente observada nas doenças febris. A queda de cabelo provocada pelo novo coronavírurs pode acontecer já no primeiro mês ou até mesmo ser imediata, enquanto nas outras situações ocorre em média três meses após a doença/infecção.

Amostragem histológica longitudinal (a) e transversal (b) na região suprabulbar mostrando folículos anágenos e ausência de infiltrado inflamatório (H&E, 100×). Os retângulos pontilhados evidenciam as regiões exploradas na análise de microscopia de transmissão.

Uma paciente brasileira infectada teve seus fios estudados por microscopia eletrônica e toda essa análise revelou a presença de estruturas virais dentro do folículo capilar anágeno (o folículo em crescimento), explicou a médica. 

Segundo ela, autores aqui do Brasil apontam que a queda de cabelos de início precoce pode estar associada a uma intensa replicação do covid-19 dentro do folículo piloso. “Isso seria possível porque as células do folículo capilar expressam receptores que permitem a ligação do vírus, assim como acontece no pulmão e em outros tecidos do nosso corpo”, explica a Dra. Aline Velasco Pucci. 

Interessante, não é? 

__
Essa coluna é escrita por Rosane Moresco, terapeuta capilar e cabeleireira que atua no Salão Studio Sempre Bela
Endereço: Avenida La Salle, 1069, Edifício Araucária, Bairro La Salle, em Xanxerê.
Telefone: (49) 999432021
Instagram:  @rosanegmoresco 

Veja também

VÍDEO: Você sabia que existe Detox Capilar? A terapeuta capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre essa técnica

O Detox é uma técnica muito utilizada para tratar diversos problemas capilares

VÍDEO: Você conhece a calvície feminina?

A Terapeuta Capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre esse problema que afeta muitas mulheres

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.