Digite no mínimo 3 caracteres!
Nutrição Inteligente - por Fabiana Barbieri de Almeida

Saiba quais são os nutrientes importantes para manter a saúde do cabelo

A expressão "beleza vem de dentro pra fora" é totalmente verdadeira

Por: Cristine Maraga
21/06/2022 11h57 - Atualizado há 3 dias
Saiba quais são os nutrientes importantes para manter a saúde do cabelo

Olá, hoje vou falar sobre algo que é fundamental para a imagem pessoal e autoestima, principalmente para as mulheres: a saúde dos cabelos. 

O cabelo é afetado nas deficiências proteicas de vitaminas e de sais minerais, sendo que a má nutrição influencia no crescimento, estrutura da haste e pode, inclusive, influenciar na cor do cabelo.  

Em algumas situações como tratamento quimioterápico, anemia, desnutrição, pós-cirurgia bariátrica e pós-covid, observa-se queda excessiva dos fios e perda de sua vitalidade.

Considerando que a raiz do cabelo possui uma irrigação sanguínea, podemos dizer que os nutrientes vêm através do sangue e são incorporados ao cabelo durante a sua formação.

Vitaminas, minerais e aminoácidos atuam de forma contínua ativando os mecanismos biológicos do bulbo capilar, estimulando a síntese de queratina e complementando a ação dos dermocosméticos.

Segue aqui alguns nutrientes importantes:

Selênio: encontrado nas castanhas. 

Devido a sua propriedade antioxidante, o nutriente contribui com a saúde do cabelo e da unha, no tratamento das caspas e seborreia, e na prevenção da alopecia.

Zinco: encontrado nos grãos integrais. 

Um estudo feito com mulheres entre 20 a 45 anos mostrou que a quantidade de zinco sérico teve influência direta na queda do cabelo, o associando como um nutriente auxiliar na prevenção e controle da queda de cabelo. Além disso, sabe-se que a sua deficiência pode causar cabelos finos, quebradiços e sem brilho.

Biotina:  encontrada em carnes, espinafre e brócolis.

Tem uma função essencial na síntese de proteína especificamente na produção de queratina, sendo assim, tem sua função bem definida na saúde dos fios e unhas. Sua deficiência pode aumentar a alopecia e a despigmentação dos fios. Sua suplementação é muito importante no caso de cirurgias metabólicas, como a bariátrica.

Vitamina D:  A vitamina tem ligação com o ciclo do folículo piloso, com isso, vem sendo associada à sua deficiência com a queda capilar.

Vitamina A: Essencial na manutenção da pele e na saúde dos fios, uma vez que tanto o seu excesso quanto a sua deficiência, tem ligação direta com o crescimento capilar, podendo contribuir com a alopecia.

 

__________

A coluna Nutrição Inteligente é escrita por Fabiana Barbieri de Almeida – graduada em Nutrição com especialização em Nutrição Funcional.
Siga nas redes sociais: @fabibarbierinutri 

Veja também

Entrando no clima do Milho: 4 benefícios do grão para a saúde (com receitas saudáveis)

Saiba mais sobre esse alimento versátil, usado tanto em receitas doces quanto salgadas

Prato do idoso: descubra quais os cuidados especiais na alimentação na terceira idade

É preciso atenção para evitar a desidratação e a perda de massa muscular

Como diminuir celulite: veja dicas de alimentação

Na coluna Nutrição Funcional de hoje vamos falar como podemos evitá-la