Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde Psicológica - por Mariane Morais

Saúde Psicológica: você sabe como funciona o atendimento de um psicólogo?

A psicóloga Mariane Morais te explica um pouco melhor sobre esse assunto aqui na coluna

Por: Cristine Maraga
08/10/2021 18h10 - Atualizado há 2 anos
Saúde Psicológica: você sabe como funciona o atendimento de um psicólogo?

Olá, eu sou a Mariane A. Morais, Psicóloga Clínica, Especialista em trânsito e Pós-Graduanda em Avaliações Psicológicas (CRP12/19671), de  Xanxerê. Atualmente sou sócia-proprietária uma Clínica de Atendimento  no município  de Xanxerê (Clínica Sírius), com mais de 10 anos prestação de serviços a pessoas físicas e jurídicas do município e região. Hoje inicio um trabalho em parceria com o Canal Ideal para falarmos semanalmente aqui nesta coluna sobre assuntos mais pesquisados nas mídias sociais da vida cotidiana e como a psicologia pode nos auxiliar com isso.  

É comum que as pessoas se interessem por buscar o auxílio de um psicólogo para ajudar com alguma questão pontual que estejam passando em suas vidas, mas que também tenham muitas dúvidas sobre como é uma consulta com esse tipo de profissional.

E você sabe como funciona o atendimento psicológico?

Cada profissional psicoterapeuta tem a sua própria forma de atuar, no que se refere às técnicas utilizadas, valores e frequência de encontros. Eu, por exemplo, tenho como abordagem  teórica a Gestalt-Terapia. As sessões  de Psicoterapia podem ser individuais, para casais,  e até mesmo em grupos e geralmente são semanais ou quinzenais  com duração de  50 minutos a 1 hora.

O ambiente em que a sessão ocorre  pode ser presencial ou online e sempre deve ser um local acolhedor, em que o paciente se sinta seguro e respeitado. Da mesma forma, a escolha do profissional deve ser pautada na relação que o indivíduo estabelece com o psicoterapeuta, que deve ser alguém com quem o paciente se sente confortável e bem compreendido.

Lembre-se que o relacionamento estabelecido entre o profissional e o paciente é fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso, não há nada de errado se o paciente tentar algumas primeiras sessões com diferentes profissionais, até que encontre aquele com quem ele se identifica mais.

Todas as informações trocadas com o psicóloga(o) são sigilosas e devem respeitar os preceitos estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. A psicoterapia é realizada sem  julgamentos, é o local onde o paciente pode apresentar seus conflitos ou qualquer tema sem o receio de ser julgado. Tudo aquilo que mobiliza o paciente é compreendido como relevante e, neste sentido, não há tema que não possa ser objeto/assunto de uma sessão de psicoterapia.

Se você ainda tem dúvidas sobre a psicoterapia, envie sua pergunta para nossa rede social. Instagram @psico.marianemorais @clinicasirius_oficial estaremos  a disposição para lhe auxiliar nesse processo.  

Até a próxima semana! 

Veja também

Desequilíbrio emocional: por que devo me preocupar?

Algumas dicas de como identificar se estamos passando por isso

Relações Líquidas: um conceito para pensar a sociedade atual

A amizade e os relacionamentos amorosos são substituídos por conexões que, a qualquer momento, podem ser desfeitas

Luto: lidar com a perda

Ao contrário do que muitos podem pensar, o luto não está relacionado apenas à morte

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.