Digite no mínimo 3 caracteres!
Beleza e Bem-estar -  por Dra. Márcia Ferraz

Toxina Botulínica (Botox): O que você precisa saber sobre o tratamento queridinho na área do envelhecimento

Tire suas dúvidas sobre o procedimento, indicações e contraindicações

Por: Cristine Maraga
20/07/2022 14h32 - Atualizado há um ano
Toxina Botulínica (Botox): O que você precisa saber sobre o tratamento queridinho na área do envelhecimento

O Botox é um dos tratamentos mais procurados dentro da harmonização facial, atualmente é o procedimento queridinho entre homens e mulheres que buscam reduzir ou prevenir os sinais do envelhecimento. 

Apesar de muito conhecido, existem várias questões que o cercam, gerando dúvidas nas pessoas que almejam realizar o tratamento.

Pensando nisso, listei alguns tópicos que fazem parte das dúvidas mais frequentes.

1- O que é toxina botulínica

A toxina botulínica, conhecida como botox, é uma proteína derivada de uma bactéria (Clostridium botulinum). Utilizada nos procedimentos estéticos são as do tipo A, trata-se de uma toxina purificada incapaz de causar alguma doença. Ela atua na junção neuromuscular, provocando o relaxamento controlado no músculo tratado.

2- Excelente tratamento para rugas dinâmicas

Com o passar dos anos é normal o aparecimento de rugas e alguns fatores contribuem no processo de envelhecimento. A exposição solar, genética e tabagismo, são alguns elementos que levam ao enfraquecimento das camadas da pele: epiderme (primeira camada), derme (segunda camada), tornando essa pele seca, consequentemente destruindo a rede de colágeno e elastina, deixando a pele mais exposta a ação dos radicais livres, levando o surgimento das rugas. 

A ação da toxina impossibilita a contração muscular, relaxando temporariamente esse músculo, amenizando linhas de expressão, impedindo formação dos pés de galinha e demais rugas faciais relacionadas com a expressão facial, eliminando rugas profundas, proporcionando jovialidade a face.

3- Procedimento seguro

A toxina botulínica é utilizada na medicina há décadas.  Em 1992 ocorrera sua utilização na estética e atualmente é o procedimento mais utilizado para rejuvenescimento facial.

Seus efeitos são amplamente conhecidos, tanto pelo leque de uso, tanto como por sua eficácia.  

O tratamento se dá a partir de aplicações em pequena quantidade. Um exemplo dessa segurança, é que comumente utiliza-se em torno de 50 unidades, aproximadamente 1 ml, e a dose letal fica próximo a 3.000 unidades.  

O mais importante quanto a segurança é que trata-se de um procedimento pouco invasivo, não cirúrgico, pouca frequência de efeitos adversos e com efeito temporário.

4- Qual idade devo começar usar Botox

Geralmente está indicada a partir dos 25 anos de idade, é nesse período que aparecem os primeiros sinais do envelhecimento.  Chamamos esse tratamento de terapia anti-idade, pois além de prevenir, retardam os sinais de envelhecimento.  Quando lançamos mão desse procedimento evitamos que as rugas resultantes da expressão da face tornem-se rugas estáticas, permanentes.

5- Em quais casos a toxina botulínica é indicada

A toxina botulínica é conhecida no meio estético, porém é muito utilizada para aplicações clínicas, incluindo:

  • Bruxismo; previne e ameniza problemas maxilares;
  • Melhora sorriso gengival;
  • Tratamento de cefaleias; auxiliam na descontrações dos nervos responsáveis pelas dores de cabeça;
  • Suor excessivo;
  • Ameniza quadro de espasmos;
  • Contribui no tratamento de Parkinson.

6- Quais as contraindicações

  • Gestantes/Lactantes;
  • Alergia a ovos e quaisquer componentes da formulação;
  • Doenças neuromusculares, imunológicas, coagulopatia.

Observar-se que muito antes de sua aplicabilidade estética, a toxina botulínica foi muito difundida na medicina.

Nesse artigo, abordei pontos importantes que todas as pessoas devem saber antes de realizar o tratamento com Botox.  Toda aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por um profissional de confiança.

Todo procedimento contém riscos. Procure sempre um especialista, mais do que saber aplicar, é necessário saber resolver.


Fonte: 
de AM Pires., et al. Rejuvenescimento facial através da toxina botulínica: Revisão de literatura 2021
ANTONIO CELÓRIA., Harmonização Orofacial, Arte, Ciência e Prática, 2109.
MÁRJORE Roesler Uebel., Uso da toxina botulínica na prevenção de rugas dinâmicas- Uma revisão de literatura, 2109.
 
 

______

A coluna Beleza e Bem-estar é escrita pela Dra. Márcia Ferraz (CRO/SC 19384), Cirurgiã Dentista com especialização em Harmonização Orofacial.

Faça contato pelo WhatsApp: (49)9 9829 3905

Siga no Instagram: @dra.marciaferraz 
 

Veja também

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.