Digite no mínimo 3 caracteres!
Notas de Viagem - por Jessica Edel

Um pedaço da Alemanha no Extremo Oeste de Santa Catarina

Conheça São João do Oeste, a capital catarinense da língua alemã

Por: Canal Ideal
26/08/2021 14h58 - Atualizado há 2 anos
Um pedaço da Alemanha no Extremo Oeste de Santa Catarina

Se você gosta da cultura alemã, gosta de desbravar novos lugares pelo interior e visitar cidades mais tranquilas: São João do Oeste é pra você. Localizado no extremo oeste de Santa Catarina, o município de São João do Oeste foi fundado em 1912 pelo grupo de colonização  Volksverein. O grupo era composto por padres que chegaram ao Brasil oriundos da Europa em 1880 e tinha por finalidade estabelecer imigrantes alemães e católicos do Rio Grande do Sul em novas colônias e oferecia uma melhor qualidade de vida para os colonos que saíam na busca de terras férteis para se estabelecer. 

Liderados pelo Padre Max Von Lassberg, os Volksverein não encontraram uma área adequada para assentar a nova colônia no Rio Grande do Sul, e em 1926 seguiram na direção de Santa Catarina atravessando o Rio Uruguai e ao percorrer uma distância de mais de 150km, chegaram na região que hoje abrange os municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, onde foi fundada a colônia de Porto Novo. Na época, o grupo de católicos tomou posse da área e a dividiu em colônias, sítios e terrenos que poderiam ser comprados somente por alemães e católicos. O objetivo era que a comunidade preservasse as origens da cultura alemã. 

No início da colonização faltavam materiais para a construção de edificações em alvenaria, porém a abundância em madeira (grápia, cabriúva e loro), fizeram com que os imigrantes realizassem a extração deste material, para comercialização e construção de suas próprias residências, utilizando a arquitetura enxaimel (técnica de construção utilizada há séculos pelos alemães e trazida para a região pelos colonizadores) que hoje ainda é preservada no município. 

Pertencente à antiga Colônia de Porto Novo, São João se tornou um município independente após o decreto da lei estadual nº 8475, de 12 de dezembro de 1991, ocorrendo então a sua emancipação. No ano seguinte, em 1992, passou a ser então chamado de São João do Oeste. Seu povo tem como gentílico, são-joanense. 

Município jovem, com 29 anos desde a sua emancipação, São João do Oeste é conhecida como a Capital catarinense da língua alemã, onde cerca de 95% da população local fala o idioma. 

Igreja Matriz São João Berchmans - O cartão Postal de São João do Oeste

Um dos mais importantes símbolos da colonização alemã em São João do Oeste, a Igreja Matriz São João Berchmans é uma linda edificação construída toda em madeira por imigrantes alemães. 

O início do planejamento de construção da Igreja Matriz São João Berchmans se deu no ano de 1943 e a inauguração aconteceu em 1948. Três anos mais tarde, em 1951, foi elevada à categoria de paróquia. 

Ao lado de fora há um campanário que abriga dois sinos com 600 e 1000 quilos vindos da Alemanha no ano de 1956. Foto: Jessica Edel / Blog Notas de Viagem

A edificação segue o modelo arquitetônico dos templos construídos na Europa. Seu tamanho impressiona, sua torre tem 28 metros de altura, possui capacidade para até 516 pessoas sentadas e sua planta retangular totaliza 532m².  Não é à toa que a Igreja Matriz São João Berchmans carrega o título de maior igreja construída em madeira da América Latina. 

 

Vista interna da Igreja Matriz de São João do Oeste. Foto: Jessica Edel / Blog Notas de Viagem

Museu municipal

Com cerca de 400 peças em seu acervo, o museu municipal fica no mesmo espaço que o centro de atendimento ao turista. Inclusive, é a dona Rejane Welter que auxilia os turistas com todas as informações. Todos os itens expostos foram doados por famílias da comunidade e são identificados com nome, funcionalidade e um resumo sobre a família que fez a doação. Toda a exposição possui itens históricos que retratam o modo de vida e o trabalho dos imigrantes e têm por objetivo preservar a memória e história do município. 

A casa histórica onde hoje funciona o museu veio do interior do município, pertenceu ao professor Henrique Koerbes e foi uma doação da família para a cidade. Foto: Jessica Edel / Blog Notas de Viagem

Recentemente foi instalado junto ao museu um Centro de Atendimento ao Turista, onde os visitantes vão encontrar todas as informações a respeito da cultura local e dos atrativos do município. O Museu atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h15 e em feriados das 9h às 11h. 

Museu conta com acervo de aproximadamente 400 peças. Foto: Jessica Edel / Blog Notas de Viagem

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Está localizada em meio à mata nativa na estrada geral de Linha Fortaleza, próxima ao Thermas São João. Um lugar de paz e tranquilidade, a Gruta está em meio à natureza onde passa um riacho com águas límpidas. No local também há bancos onde é possível descansar e praticar sua fé.  Foi construída em 1954 pela Congregação Masculina São Mariana. 

Foto: Jessica Edel / Blog Notas de Viagem

Cascata Palmeiras

Localizada no interior do município, na comunidade de Linha Palmeiras, a Cascata Palmeiras é uma beleza natural em meio à mata nativa. A queda d'água forma um poço com aproximadamente 05 metros de profundidade, há uma pinguela de madeira que permite que os visitantes possam vislumbrar as belezas do local. A Cascata Palmeiras é um refúgio para os dias quentes de verão. 

Foto: Reprodução Prefeitura SJO

Termas São João

O local chega a receber mais de 70 mil turistas durante o ano, que chegam até São João do Oeste com destino ao parque termal. A água que abastece as piscinas sai do poço a 52º C e é considerada uma das águas termais mais quentes do Brasil além das propriedades terapêuticas presentes em sua composição.  O local tem infraestrutura completa com atividades para crianças e adultos, conta com esportes de aventura, trilha, cachoeira, área para camping com churrasqueiras, uma enorme área verde, bosque, lagos artificiais, pequenos animais, passeios a cavalo, pesque e pague, bikes, bar molhado, piscinas abertas e cobertas, área de eventos, quadra de tênis, boliche eletrônico e outras atividades. Além disso oferece serviço de alimentação com restaurante, bistrô, cantinas, sorveteria, cafeteria e um minimercado; e hospedagem em apartamentos, casas e alojamentos.

Foto: Reprodução/Termas São João

ASAS Albring

Localizado na Linha Pauli, comunidade de Linha Beato Roque, o ASAS Albring Sistemas Agroflorestais é um projeto que visa a sustentabilidade fornecendo produtos orgânicos para a comercialização e tem por objetivo fortalecer o ecoturismo e a educação ambiental.

Como todo sistema agroflorestal ele combina o plantio de árvores com diferentes cultivos de alimentos fazendo o uso sustentável do solo e da água. Além de comercializar os alimentos, o ASAS também trabalha para fortalecer o ecoturismo, colocando-se como um exemplo de produção sustentável. O local dispõe ainda de 09 espécies de abelhas nativas sem ferrão, piscicultura, plantas medicinais e bioconstruções. 

Foto: Reprodução/redes sociais

Quer conhecer mais sobre essa cidade encantadora? Leia a matéria completa no blog Notas de Viagem (clique aqui). 

Veja também

Uma viagem pela história do Tirol Brasileiro

Parada obrigatória em Treze Tílias, o museu Andreas Thaler retrata a história da colonização na cidade

Notas de viagem: Um passeio por Gaurama (RS)

Durante um fim de semana estive conhecendo as belezas e curiosidades do município gaúcho

Florada dos ipês colore ruas de Chapecó

Avenida se transforma com o desabrochar dos ipês-rosas

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.