Digite no mínimo 3 caracteres!
Cabelo saudável - por Rosane Moresco

Você conhece a dor do corte de cabelo?

Vamos fazer uma viagem no tempo para falar dos cortes e suas épocas

Por: Canal Ideal
24/12/2021 11h51 - Atualizado há 2 anos
Você conhece a dor do corte de cabelo?

Olá! Cortar o cabelo é tranquilo para muitas mulheres, inclusive as que já aderiram aos fios mais curtinhos e ficaram ainda mais lindas. No entanto, para algumas mulheres ir ao salão aparar as pontinhas pode ser um sofrimento.

Um fator é determinante nesse processo de mudança dos cabelos: o apego.  A cliente deve se relacionar com sua imagem no espelho, porém nos deparamos com o apego e para muitas cortar o cabelo é um ato doloroso. 

Muito mais do que entender como utilizar com precisão uma tesoura, você precisa ter conhecimento sobre a psicologia da beleza, o visagismo e a atenção especial ao relacionar com a cliente neste momento difícil para ela. 

É complexo, pois um simples ato de aparar as pontas, para muitas, é como despedir-se de um ciclo, renovação. Em especial para estas clientes corte de cabelo é dor, sentimento de vazio, de ficar careca, de se sentir menor.

 

Cortes também representam épocas 

Muito se fala do que está na moda, qual corte é a sensação do momento, mas para entender um pouco sobre este universo da beleza vamos fazer uma pequena viagem rápida no túnel do tempo.

  • Ano 1910 - As mulheres pouco cortavam os cabelos, pois quanto mais longos, mais eram admirados e estas mulheres eram vistas com "bons olhos".
  • 1940- Nova York era o centro das atenções, ditando a moda e parte dos estilos. Quem não lembra dela: GABRIELLE BONHEUR CHANEL, mais conhecida como Coco Chanel, com seu corte acima do ombro, que leva seu nome até hoje.
  • 1947- Neste período, os cabelos já começavam a influenciar na moda participando de desfiles e eram em ondas presas em grampos.
  • 1950 - Foi o marco da valorização da beleza, sensualidade feminina dando destaque aos cabelos curtos, sobrancelhas arqueadas e muito rímel. Além do desenvolvimento da indústria cosmética.
  • 1952- Influência das musas do cinema.
  • 1960- Paris e influência os cabelos com volume, como Brigitte Bardot.
  • 1963 -Penteado banana com volume na franja.
  • 1967- Época do orgulho negro, surge com força o Black Power.
  • 1970- Os Hippies traziam cabelos longos ao vento, mais natural e enfeitados.
  • 1976- O movimento Punk, ousadia e radicalismo.
  • 1980 - O ano do exagero, cabelos armados e com permanentes, as atrizes brasileiras Irene Ravache, Elisabeth Savala, Regina Duarte e Cláudia Raia, Madonna.
  • 1990- O fim dos protocolos e a liberdade dos estilos, dando espaço a individualidade e ao visagismo.
     

Veja também

VÍDEO: Você sabia que existe Detox Capilar? A terapeuta capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre essa técnica

O Detox é uma técnica muito utilizada para tratar diversos problemas capilares

VÍDEO: Você conhece a calvície feminina?

A Terapeuta Capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre esse problema que afeta muitas mulheres

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.