Digite no mínimo 3 caracteres!
Cabelo saudável - por Rosane Moresco

Você sabe porque temos oleosidade nos nossos cabelos?

A oleosidade natural e equilibrada do cabelo é benéfica, porém o excesso pode trazer problemas

Por: Canal Ideal
22/10/2021 10h15 - Atualizado há 2 anos
Foto: Divulgação/internet
Foto: Divulgação/internet

Olá! Aqui no salão são frequentes as queixas sobre oleosidade do cabelo. Mas você sabe o motivo dessa oleosidade? As causas são muitas! 

A oleosidade acontece por causa da produção de gordura e de suor pelas glândulas do couro capilar. Essas secreções aderem aos fios e são responsáveis por causar o aspecto de sujeira no cabelo e, às vezes, isso pode acontecer até mesmo pouco tempo depois de ele ter sido lavado.

O sebo lubrifica a pele e o pelo, criando um manto hidrolipídico de superfície, mantendo a flexibilidade e elasticidade do couro cabeludo (camada córnea). Possui propriedade antibacteriana e antifúngico, veicula os odores individuais (como o feromônio) que dão a cada indivíduo um odor particular. A glândula sebácea é regulada por hormônios.

A composição do sebo no nosso couro cabeludo é 96% de lipídios, 43% glicerídeos, 43% ácidos graxos livres, 25% ceras e escaleno 12%.

A oleosidade natural e equilibrada do cabelo e da pele é super benéfica e funciona como uma camada protetora. Porém, a oleosidade em excesso pode germinar fungos como, por exemplo, o Demodex Folliculorum, um organismo que se alimenta do sebo para se reproduzir. Ele vive e morre no couro cabeludo, piorando a deterioração folicular, causando o enfraquecimento e perda dos cabelos.

Não há "cura" para cabelo oleoso, já que você sempre produzirá sebo. Mas você pode controlar a oleosidade. Na semana que vem eu trarei dicas importantes para facilitar o seu dia a dia e controlar a oleosidade do seu cabelo.

Homens e mulheres podem apresentar oleosidade excessiva nos cabelos. Foto: divulgação/internet.

Veja também

VÍDEO: Você sabia que existe Detox Capilar? A terapeuta capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre essa técnica

O Detox é uma técnica muito utilizada para tratar diversos problemas capilares

VÍDEO: Você conhece a calvície feminina?

A Terapeuta Capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre esse problema que afeta muitas mulheres

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.